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Transformação digital para micro e pequenas empresas: 5 dicas para começar

Desde já, a transformação digital é tornou-se uma necessidade cada vez mais urgente para as micro e pequenas empresas.

Ainda mais durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, juntamente com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), seis em cada dez empresas tiveram  uma queda de 30% no faturamento em 2020 se comparado ao ano anterior.

Diante deste cenário de incertezas, os empreendedores tiveram que se reinventar. Aqueles que ainda não haviam digitalizado seu negócio, passaram a usar redes sociais, aplicativos e outras ferramentas digitais para comercializar produtos e serviços.

Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, cerca de 69% das empesas usam pelo menos um canal digital.

Então, se você ainda não faz, mas deseja fazer parte dessa estatística, você está no lugar certo.

Listamos 5 dicas para  você, que tem uma micro ou pequena empresa começar a transformação digital agora mesmo. Confira!

1. Encare a transformação digital como uma vantagem competitiva

 

Inicialmente, a transformação digital era vista como uma tendência. Contudo, hoje com ela é uma questão de sobrevivência para as MPEs.

Ou seja, as empresas que investirem em tecnologias digitais terão mais vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Em outras palavras, a transformação digital beneficia as empresas, expandindo seus negócios, aprimorando soluções, melhorando o atendimento, potencializando estratégias de marketing, etc. Tudo isso para se diferenciar e sair na frente na corrida do mercado.

2. Seja omnichanel : entenda que o consumidor está tanto no online quanto no off-line

Conforme sabemos, a transformação digital, além da pandemia trouxeram muitas mudanças para o dia a dia do cliente. Com os novos hábitos de consumo, ele passou a comprar ainda mais pela internet.

Nesse contexto, os pequenos e médios empresários precisaram se adaptar a esta nova realidade, construindo sua presença digital e ofertando seus produtos e serviços além do ambiente físico.

Ou seja, eles, que antes acreditavam que o digital era apenas para as grandes empresas, perceberam que as vendas online também podiam beneficiar e muito as MPEs, proporcionando uma experiência positiva ao cliente.


3. Implemente a transformação digital e coloque a tecnologia no centro do seu negócio

Antes de levar a sua empresa do offline para o digital, é necessário que as MPEs mudem a mentalidade em relação à transformação digital. Isso significa que elas precisam estruturar todo o modelo de negócio e sua operação em torno da tecnologia.

Em outras palavras, a tecnologia não deve ser usada como uma ramificação da empresa nesse processo de digitalização. A tecnologia deve fazer parte do DNA dela.

Além disso, as soluções tecnológicas que surgiram a partir da transformação digital, devem otimizar o tempo e trazer mais eficiência para o negócio. Ainda mais porque o dono de uma média ou de uma pequena empresa costuma ter que fazer tudo, desde atender o cliente até registrar a venda.  

Assim, recursos como softwares de gestão (CRM ou ERP), redes sociais ou até mesmo lojas virtuais são capazes de automatizar vários processos, fazendo mais em menos tempo.

4. Crie um e-commerce para ajudar a girar o estoque

Com a transformação digital, é possível ter um giro de estoque muito alto, ao contrário de uma loja física, que possui algumas limitações.  

Nos pontos de venda virtuais, como ecommerce, além de ser possível criar um catálogo ilimitado de produtos, as mercadorias chegam para muito mais clientes em potencial.  

Dessa forma, fica mais fácil evitar prejuízos financeiros provocados peleo excesso de mercadorias e estoque parado.

Como resultado, o empreendedor terá um melhor retorno sobre investimento.

 

5. Crie sua base de clientes e trabalhe estratégias de marketing digital

Como você viu, as plataformas de ecommerce são uma maneira eficiente de ampliar a divulgação dos seus produtos. No entanto, não é a única.

Os esforços de marketing digital também podem gerar um resultado muito positivo, com a criação de campanhas de anúncios segmentados.

Portanto, você pode criar sua própria base de dados, para enviar e-mails marketing com promoções aos clientes em potenciais e também aos clientes atuais.

Além disso, as redes sociais também têm sido grandes aliadas do empreendedor, pois, são um meio fácil e rápido para vender e negociar.

Sem falar no atendimento e suporte que também podem ser mais rápidos por lá.  

Com uma base de clientes, sua empresa pode enviar sugestões de compra pelo Whatsapp, colocar um link para o catálogo do empreendimento ou até mesmo prestar um serviço de atendimento ao cliente.

Não há dúvida de que os benefícios que a transformação digital proporciona são muitos, mas há um em especial que pode fazer sua empresa chegar na frente na corrida por competitividade: é a satisfação do comprador.

Então, é muito importante que a empresa use a tecnologia para produzir mais ou prestar um serviço mais ágil, porém, com qualidade.

Por fim, você já sabe por que e como começar a transformação digital em sua MPE. Agora é com você!

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda durante o processo, estaremos aqui para te ajudar.

Basta entrar em contato com a Agência LP, e conversar com nossa especialista.

Clique aqui para falar com ela

 

Leia mais: Marketing Digital para pequenas empresas: renove o setor em 2021

 

 

 

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