O Marketing de Conteúdo tornou-se muito popular entre as empresas, que passaram a investir nele para atrair e também reter clientes. No entanto, nem todas sabem como começar sua estratégia de conteúdo.
Primeiramente, vale adiantar que, para que a sua estratégia funcione, é essencial se planejar e ter um objetivo claro. Por isso, caso queira aprender a criar uma estratégia efetiva de Marketing de Conteúdo, continue a leitura deste artigo!
A princípio, Marketing de Conteúdo é uma estratégia em que você cria conteúdo relevante e útil para o seu público para ajudá-lo durante o processo de compra.
O objetivo é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Entretanto, Marketing de Conteúdo não se trata apenas de escrever conteúdo para bolg. Ele é mais abrangente que isso, pois envolve outras ações e táticas que são cruciais para o sucesso da sua estratégia. Aumentar o público e medir os resultados, por exemplo, são algumas dessas ações. Falaremos mais detalhadamente sobre elas mais adiante.
Resumindo, Marketing de Conteúdo é uma tática focada na elaboração de conteúdo relevante como artigos, guias, e-books, posts em mídias sociais, entre outras. Além disso, não significa promover a sua marca de maneira explícita ou ainda falar sobre o que a sua empresa faz, mas sim sobre a necessidade do seu cliente.
Etapas de uma estratégia de Marketing de Conteúdo
Conheça as etapas que não podem faltar na sua estratégia de conteúdo digital.
O primeiro passo é criar um planejamento claro. Ou seja, definir o cronograma das suas ações e se existe alguma data em especial que deva ser trabalhada. Recomendamos que você utilize um calendário. Ele vai te ajudar a identificar com mais facilidade quando cada ação será planejada, executada e analisada.
Ainda é nesta etapa que são definidos os responsáveis por cada tipo de tarefa. Sejam eles de equipe interna ou de agências especializadas.
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A criação da persona é uma fase essencial. Imagine o perfil detalhado do cliente que você gostaria que consumisse o seu conteúdo.
Assim, suponhamos que esse perfil ideal seja da Ana Luísa, 30 anos, recém-casada, planeja tter seu primeiro filho, trabalha fora, é muito ativa. Contudo, tem receio de não conseguir conciliar sua rotina com o sonho de aumentar sua família.
A persona irá guiar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, alinhando a comunicação em todos os canais.
Essa é a parte que é a mais conhecida dentro do marketing de conteúdo. É neste momento que você produz imagens, textos, e-books, e-mails, infográficos, etc. Enfim, todo material importante para seu público.
Escrever blog posts ou artigos vai atrair novos consumidores. Também são úteis na pesquisa do Google. Desse modo, ajudam a sua empresa a ser encontrada com mais facilidade.
Mas para isso, o conteúdo desses bog posts deve ser interessante e relevante. Entretanto, isso não é suficiente. É necessário usar as palavras-chave certas e aumentar o tráfego, bem como o engajamento. Quer saber como fazer isso? Compartilhar o conteúdo nas redes sociais é uma boa alternativa.
Agora é hora de falar sobre mais uma tática importante para a sua estratégia de conteúdo: o relacionamento com os clientes. O e-mail marketing é uma ferramenta excelente para esta finalidade. Afinal, com ela você consegue se aproximar dos clientes de uma forma mais pessoal. Uma boa dica é mandar e-mails personalizados conforme cada pessoa. Atente-se ainda para práticas que não deve fazer. Por exemplo, não oferecer a opção para o cliente se descadastrar, comprar lista de contatos e spam, nem pensar.
O vídeo está em alta, pois proporciona conteúdo de fácil e rápido consumo. Por esse motivo, são indicados para atrair e informar o consumidor. Outra vantagem do vídeo é que ele gera mais engajamento do que o texto somente. Portanto, invista em qualidade ao gravar vídeos. Isso confere mais autoridade à sua marca.
Os e-books são indispensáveis para gerar leads. Então, ofereça materiais ricos em troca do contato de pessoas interessadas no seu produto/serviço.
Vale lembrar que esses materiais devem ser mais extensos, com conteúdos mais aprofundados sobre temas que sejam realmente interessantes para o seu público.
Nesse sentido, criar uma Landing Page simples, com poucos dados para incentivá-lo a fazer o download desses materiais.
O Marketing de Conteúdo vai bem além de escrever sobre aquilo que o consumidor precisa. Lembra?
Por isso, é preciso planejar a distribuição de conteúdo apara que ele alcance o público. Do mesmo modo, para saber quais canais usar para divulgar o conteúdo, entenda sobre a sua persona. Ou seja, saiba tudo sobre os hábitos e comportamentos dela.
Medir os resultados das suas ações é uma etapa que não pode faltar. Monitore tudo o que fizer para saber o que deu ou não certo. Munido dessas informações, é possível ajustar o que não vai tão bem para aumentar as chances de acertar.
Portanto, há algumas métricas que devem ser mensuradas durante a sua estratégia. Confira!
Como saber se as pessoas estão acessando o seu blog ou site?
Acompanhe os números de acesso, assim como os links que você compartilha nas mídias sociais.
Para medir o engajamento do público nas redes sociais, analise likes, comentários e compartilhamentos.
Um dos principais objetivos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é gerar leads. Esta é a etapa em que o potencial cliente está mais perto de fazer uma compra. Logo, não deve ser ignorada.
Saber fazer SEO é fundamental se você quer atrair um público qualificado sem gastar um centavo. Com a otimização de SEO, a sua empresa tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google.
Portanto, mensurar e melhorar seus resultados de rankeamento é fundamental para ter uma estratégia sólida em marketing de conteúdo.
E uma das melhores formas de trabalhar o SEO é com a pesquisa das palavras-chave. Há várias ferramentas, pagas e gratuitas, que fazem o acompanhamento desses termos, primordiais na produção de seu conteúdo.
Gostou do conteúdo? Então, você não pode deixar de ler este artigo Entenda porque apostar em conteúdo relevante é a chave para o sucesso.
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