Já parou para pensar o que diferencia a sua marca das outras no mercado? A resposta dessa pergunta é o que fará com que sua marca seja reconhecida e lembrada pelos consumidores, ou não.
Em primeiro lugar, é importante diferenciar os conceitos. De forma – bem – resumida, marca é o conjunto composto pela essência, ideais, valores e tudo o que é responsável por fazer o consumidor escolha um produto/serviço.
Enquanto branding, pode ser definido como o alinhamento da marca com ações construídas para fortalecer a conexão com o público-alvo. O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes cruciais para que o cliente escolha a sua marca, e não outra.
Ficou interessado em saber mais sobre a importância do branding para as estratégias de comunicação empresariais? Continue com a gente!
Pertencer ao imaginário popular é a meta mais importante a ser alcançada por uma marca.
E apostar em branding é a forma ideal de assegurar isso, enquanto aumenta sua autoridade no mercado e potencializa a relação com o público.
Afinal, no mercado digital, é extremamente importante não só criar relacionamentos com os clientes, mas fidelizá-los a ponto de recomendar e defender o seu produto/serviço.
Sabia que, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor, até mesmo a percepção de preço pode mudar?
Isso significa que muitos consumidores estão dispostos a pagar um valor maior por um produto quando se sente conectado e valorizado pela marca! Percebeu a importância?!
Assim como qualquer estratégia de marketing bem sucedida, trabalhar o branding de uma marca exige consistência, frequência e dedicação.
Sem um branding bem definido, não é possível acertar em nenhuma outra estratégia, pois é ele quem dita as premissas da marca, ou seja, define a essência que será desdobrada em conteúdos.
Para tornar tudo isso mais claro para quem está começando agora e pretende fortalecer sua imagem online, listamos algumas etapas. Confira:
Um propósito nada mais é do que sua razão de existir. É muito importante tirar um tempo para realmente avaliar o propósito da sua marca antes de qualquer outra etapa.
Em muitos casos, esse propósito vai vir como uma frase que acompanha o logo, e acaba se tornando um tagline ou um slogan da marca. O propósito da Airbnb, por exemplo, é acreditar que é possível existir um mundo onde as pessoas podem pertencer a qualquer lugar.
Para entender o seu posicionamento, você precisa primeiro pensar em seus objetivos de negócio e qual o real valor que sua empresa e seu produto entregam. É a partir daí que você começa a pensar em qual será a melhor forma de atingir o público-alvo.
Um bom exemplo é o posicionamento da Uber, focado na inovação de mudar o jeito como a sociedade se relaciona com o transporte.
A identidade visual de uma empresa pode ser definida como um conjunto de elementos visuais que se relacionam com a essência da marca, por meio de cores e formas gráficas, que são aplicadas em diversos suportes, digitais ou impressos.
São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. Então, quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.
Confira os principais elementos:
Cada cor passa uma determinada ideia e desperta determinados sentimentos. Por isso, ao escolher quais serão suas cores institucionais, é importante voltar nos atributos da sua marca.
É importante lembrar que esse não é um processo somente de escolha mas, também, de manutenção. A cor roxa não ficou associada ao Nubank e o laranja ao Itaú da noite para o dia. Esse é um trabalho de repetição e atenção aos detalhes.
Um bom profissional precisa levar em conta a identidade, e os objetivos, da marca para criar o produto final. E, nesse sentido, a tipografia faz toda a diferença.
Afinal, quem não reconhece as letras da Coca-Cola instantaneamente?
Assim como as cores, esses detalhes são fundamentais para transmitir a imagem da sua marca.
Fontes com serifa, por exemplo, são mais tradicionais, institucionais e corporativas. Enquanto a sem serifa é ideal para marcas mais modernas ou minimalistas por serem neutras. Para marcas mais dinâmicas, o ideal é apostar no lettering. Fontes mais criativas e fluidas que vão de acordo com o posicionamento da sua marca.
O logotipo é um conjunto formado por letras e/ou símbolo, que integra a identidade visual de uma marca. Ele identifica um negócio da forma mais simples possível, já que é o primeiro contato que as pessoas têm com a sua marca.
Slogan é basicamente uma mensagem curta e fácil de memorizar, que serve para identificar um produto, serviço ou marca e gravar a mensagem na cabeça das pessoas. Ele deve expressar e representar a essência do seu negócio. Justamente por isso o posicionamento e a identidade da sua marca já devem estar muito bem definidos.
Várias marcas são lembradas imediatamente ao serem associadas aos seus slogans, como: “Amo muito tudo isso” (MC Donald’s), “Sinta o sabor” (Coca-Cola) e “Todo mundo usa” (Havaianas).
O tom de voz da marca é uma definição de uniformidade nas palavras, atitudes e valores de uma marca nos pontos de contato com o cliente. É pela voz que a marca expressa sua personalidade e seus valores. É como a empresa comunica seus valores, sua identidade e seu posicionamento no mercado.
É importante definir também o tom da comunicação, ou seja, como se expressar em cada situação. É por meio desse tom que todas as ações se mantêm uniformes e coesas nas redes sociais, em e-mails, embalagens, anúncios e etc.
A “voz” da Coca-Cola, por exemplo, exprime felicidade, enquanto a da Disney obviamente tem relação com a realização de sonhos, a magia e a diversão. Já a Netflix, possui uma linguagem jovial e moderna para se conectar ao público que mais acessa os conteúdos do streaming.
Por fim, sua estratégia deve assegurar que você vai conseguir promover a sua marca para garantir mais destaque para a sua empresa e torná-la líder de mercado.
Que tal começar agora a aplicar os conceitos de gestão de branding em sua marca e transformar consumidores ocasionais em clientes fiéis?
Veja aqui os motivos para entregar a comunicação da sua empresa a uma agência.
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