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Marketing de conteúdo: como começar uma estratégia na sua empresa

O Marketing de Conteúdo tornou-se muito popular entre as empresas, que passaram a investir nele para atrair e também reter clientes. No entanto, nem todas sabem como começar sua estratégia de conteúdo.

Primeiramente, vale adiantar que, para que a sua estratégia funcione, é essencial se planejar e ter um objetivo claro. Por isso, caso queira aprender a criar uma estratégia efetiva de Marketing de Conteúdo, continue a leitura deste artigo!

O que é o Marketing de Conteúdo

A princípio, Marketing de Conteúdo é uma estratégia em que você cria conteúdo relevante e útil para o seu público para ajudá-lo durante o processo de compra.

O objetivo é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Entretanto, Marketing de Conteúdo não se trata apenas de escrever conteúdo para bolg. Ele é mais abrangente que isso, pois envolve outras ações e táticas que são cruciais para o sucesso da sua estratégia. Aumentar o público e medir os resultados, por exemplo, são algumas dessas ações. Falaremos mais detalhadamente sobre elas mais adiante.

Resumindo, Marketing de Conteúdo é uma tática focada na elaboração de conteúdo relevante como artigos, guias, e-books, posts em mídias sociais, entre outras. Além disso, não significa promover a sua marca de maneira explícita ou ainda falar sobre o que a sua empresa faz, mas sim sobre a necessidade do seu cliente.

Etapas de uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Conheça as etapas que não podem faltar na sua estratégia de conteúdo digital.

Planejamento

O primeiro passo é criar um planejamento claro. Ou seja, definir o cronograma das suas ações e se existe alguma data em especial que deva ser trabalhada. Recomendamos que você utilize um calendário. Ele vai te ajudar a identificar com mais facilidade quando cada ação será planejada, executada e analisada.

Ainda é nesta etapa que são definidos os responsáveis por cada tipo de tarefa. Sejam eles de equipe interna ou de agências especializadas.

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Elaboração da Persona

A criação da persona é uma fase essencial. Imagine o perfil detalhado do cliente que você gostaria que consumisse o seu conteúdo.
Assim, suponhamos que esse perfil ideal seja da Ana Luísa, 30 anos, recém-casada, planeja tter seu primeiro filho, trabalha fora, é muito ativa. Contudo, tem receio de não conseguir conciliar sua rotina com o sonho de aumentar sua família.
A persona irá guiar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, alinhando a comunicação em todos os canais.

Criação de Conteúdo

Essa é a parte que é a mais conhecida dentro do marketing de conteúdo. É neste momento que você produz imagens, textos, e-books, e-mails, infográficos, etc. Enfim, todo material importante para seu público.

Blog Posts

Escrever blog posts ou artigos vai atrair novos consumidores. Também são úteis na pesquisa do Google. Desse modo, ajudam a sua empresa a ser encontrada com mais facilidade.
Mas para isso, o conteúdo desses bog posts deve ser interessante e relevante. Entretanto, isso não é suficiente. É necessário usar as palavras-chave certas e aumentar o tráfego, bem como o engajamento. Quer saber como fazer isso? Compartilhar o conteúdo nas redes sociais é uma boa alternativa.

E-mail Marketing

Agora é hora de falar sobre mais uma tática importante para a sua estratégia de conteúdo: o relacionamento com os clientes. O e-mail marketing é uma ferramenta excelente para esta finalidade. Afinal, com ela você consegue se aproximar dos clientes de uma forma mais pessoal. Uma boa dica é mandar e-mails personalizados conforme cada pessoa. Atente-se ainda para práticas que não deve fazer. Por exemplo, não oferecer a opção para o cliente se descadastrar, comprar lista de contatos e spam, nem pensar.

Vídeo Marketing

O vídeo está em alta, pois proporciona conteúdo de fácil e rápido consumo. Por esse motivo, são indicados para atrair e informar o consumidor. Outra vantagem do vídeo é que ele gera mais engajamento do que o texto somente. Portanto, invista em qualidade ao gravar vídeos. Isso confere mais autoridade à sua marca.

E-books

Os e-books são indispensáveis para gerar leads. Então, ofereça materiais ricos em troca do contato de pessoas interessadas no seu produto/serviço.
Vale lembrar que esses materiais devem ser mais extensos, com conteúdos mais aprofundados sobre temas que sejam realmente interessantes para o seu público.
Nesse sentido, criar uma Landing Page simples, com poucos dados para incentivá-lo a fazer o download desses materiais.

Distribua seu conteúdo

O Marketing de Conteúdo vai bem além de escrever sobre aquilo que o consumidor precisa. Lembra?
Por isso, é preciso planejar a distribuição de conteúdo apara que ele alcance o público. Do mesmo modo, para saber quais canais usar para divulgar o conteúdo, entenda sobre a sua persona. Ou seja, saiba tudo sobre os hábitos e comportamentos dela.

Mensure os resultados

Medir os resultados das suas ações é uma etapa que não pode faltar. Monitore tudo o que fizer para saber o que deu ou não certo. Munido dessas informações, é possível ajustar o que não vai tão bem para aumentar as chances de acertar.

Portanto, há algumas métricas que devem ser mensuradas durante a sua estratégia. Confira!

Tráfego

Como saber se as pessoas estão acessando o seu blog ou site?

Acompanhe os números de acesso, assim como os links que você compartilha nas mídias sociais.

Interações Sociais

Para medir o engajamento do público nas redes sociais, analise likes, comentários e compartilhamentos.

Geração de Leads

Um dos principais objetivos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é gerar leads. Esta é a etapa em que o potencial cliente está mais perto de fazer uma compra. Logo, não deve ser ignorada.

SEO

Saber fazer SEO é fundamental se você quer atrair um público qualificado sem gastar um centavo. Com a otimização de SEO, a sua empresa tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google.

Portanto, mensurar e melhorar seus resultados de rankeamento é fundamental para ter uma estratégia sólida em marketing de conteúdo.

E uma das melhores formas de trabalhar o SEO é com a pesquisa das palavras-chave. Há várias ferramentas, pagas e gratuitas, que fazem o acompanhamento desses termos, primordiais na produção de seu conteúdo.

Gostou do conteúdo? Então, você não pode deixar de ler este artigo Entenda porque apostar em conteúdo relevante é a chave para o sucesso.

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