A presença digital já se tornou um fator crucial para a sobrevivência das empresas, principalmente em tempos de pandemia. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. E, na prática, isso significa que os seus consumidores estão a apenas alguns cliques da sua marca. Ou seja, basta fazer uma pesquisa para saber mais sobre os seus produtos e serviços ou ainda, acessar as mídias sociais para entrar em contato.
Desse modo, se o seu negócio não existe na internet, você certamente está deixando de ganhar dinheiro. E é claro, você não quer isso, não é mesmo? Então continue lendo este artigo e descubra como vender mais, construindo sua presença digital da maneira certa.
Atualmente, vivemos uma revolução digital. O número de pessoas acessando a internet pelo celular, tablet, computador ou tv é muito grande. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, o Brasil tem 134 milhões de usuários de internet. Ainda segundo a pesquisa, 59% dos brasileiros usam a rede mundial de computadores para buscar informações sobre produtos e serviços.
Portanto, como mostram os dados, é grande a oportunidade para comunicar com potenciais clientes e consumidores. No entanto, para que essa comunicação seja efetiva, é preciso planejar a sua presença digital.
Muitos pensam que fazer a divulgação online de uma empresa se resume a ter um site, criar uma página nas mídias sociais e investir em posts patrocinados. Contuso, o que nem todo mundo sabe, é que a presença na internet vai além disso.
Presença digital é a forma como a sua marca utiliza os meios digitais para se mostrar relevante e confiável diante de seus consumidores. Ela também diz respeito ao posicionamento da marca na web. Mas, como saber se posicionar adequadamente?
Para isso, é preciso ter em mente que o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e criar as suas personas. Afinal, quando essas informações estão claras, fica muito mais fácil fazer um planejamento e saber quais ferramentas utilizar na sua estratégia de marketing digital.
A princípio, colocar a sua marca na internet pode parecer fácil. Entretanto, para gerar resultados positivos, o esforço deve ser contínuo. Para que você entenda melhor sobre a construção da presença digital, vamos detalhar os aspectos mais importantes desse processo. Assim, você vai perceber como é importante trabalhar a percepção que o público tem da sua empresa.
Em síntese, o posicionamento da marca é o lugar que a empresa ocupa na mente de seus consumidores. Quando uma marca é bem posicionada, as suas principais vantagens são facilmente lembradas pelas pessoas.
Aproximar-se do seu público também é uma ótima maneira de aumentar a presença digital do seu negócio e conseguir engajamento. Construa um relacionamento genuíno com a sua persona. Assim, você terá mais informações sobre ela e poderá personalizar as estratégias e impactá-la positivamente.
Se há uma vantagem que as ferramentas digitais oferecem é a mensuração dos resultados com precisão e rapidez. Medindo suas ações, há como reajustar as estratégias e garantir uma presença digital mais sólida.
Uma presença digital eficiente requer ainda um conteúdo de qualidade, pois, o seu conteúdo te ajudará a propagar a autoridade e credibilidade da sua marca. Mas lembre-se de que ele deve conversar com a sua persona.
Desse modo, além de melhorar o seu posicionamento digital, o conteúdo bem elaborado também te ajuda a ser encontrado pelos mecanismos de busca.
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