É fato: As pessoas ficam mais propensas a comprar quando se aproximam as grandes datas comemorativas, como Black Friday, Dia dos Namorados, Natal e etc.
Se você quer se tornar autoridade no seu nicho e aumentar suas vendas, dominar a estratégia de marketing sazonal para explorar as datas comemorativas do calendário anual é um dos passos mais importantes.
A verdade é que o calendário pode ser um fator determinante para o lucro das operações. Então, é muito importante estar sempre atento a essas ocasiões para não deixar nada passar em branco.
Para te ajudar, listamos neste artigo algumas dicas que podem te ajudar, e no final você encontrará algumas sugestões de ideias. Continue a leitura e confira!
Marketing, como você já deve saber, é o conjunto de estratégias de uma empresa ou marca que tem como objetivo aumentar os lucros de um negócio. Ou seja, são ações tomadas por uma empresa a fim de conseguir conquistar mais consumidores e, assim, vender mais. Mas você já ouviu falar em marketing sazonal?
Ainda que esse termo inicialmente não dispare nenhuma lembrança na sua mente, é impossível que você nunca tenha visto esta estratégia na prática. Se liga:
Você já comprou algum presente em promoção no mês dos pais? Ou aproveitou aquele desconto surpreendente no look branco para o Reveillon?
Isso faz parte do marketing sazonal!
Assim como o nome sugere, esse tipo de marketing reúne estratégias relacionadas a um período determinado do ano como objetivo vender mais em determinada época.
Com produtos sazonais, o empreendedor digital consegue adaptar as ofertas conforme cada época do ano. Essa é uma excelente forma de aproveitar o mesmo público da oferta principal para realizar diferentes vendas.
No comércio varejista, é fácil perceber a importância de criar estratégias diferentes durante as datas comemorativas. Afinal, essa é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores.
Para que os empreendedores digitais consigam aproveitar as datas comemorativas sem perder o foco do negócio, é preciso adaptar as campanhas de divulgação e as estratégias de marketing.
Trabalhar com datas comemorativas significa fazer um bom planejamento. O primeiro passo é mapear as datas que podem impactar seu negócio com antecedência para não perder nenhuma oportunidade. Só assim você conseguirá planejar estratégias realmente efetivas, e colocá-las em ação.
O ideal é selecionar as datas mais relevantes, ou seja, as que melhor se relacionam com o seu nicho de atuação. Dá uma olhada nestes exemplos:
Se você trabalha com a venda produtos femininos, datas como: o Dia das Mães e o Dia das Mulheres podem ser ideais para atrair novas clientes; mas se o seu negócio por uma pizzaria, o Dia Mundial da Pizza é que não pode passar em branco!
Ah! Mas nada de esquecer de datas mais “genéricas” e tradicionais, como o Natal ou o Ano Novo. Elas também podem proporcionar muitas oportunidades para o seu negócio.
A partir desse calendário, é importante adaptar as campanhas de divulgação. Isso pode ser feito por meio da criação de templates temáticos, ou seja, apostar em um design relacionado à data comemorativa.
Outra opção é investir naquele período específico para melhorar a sua relação com os consumidores, seja por meio de email marketing, das rede sociais, ou da realização de
promoções e sorteios para aumentar o engajamento e o alcance de suas campanhas.
Para te inspirar, separamos alguns exemplos do que pode ser feito em cada data – de acordo com o seu nicho, não se esqueça! Vem ver:
• Conteúdo: Dicas para viajar sem estourar o orçamento;
• Conteúdo: Como montar as próprias fantasias de carnaval;
• Produto: Fantasias, glitter, máscaras, protetor solar, passagens, hospedagens, malas, roupas e etc.
• Conteúdo: Dicas de lazer em casal;
• Conteúdo: Finanças para casais que desejam construir uma vida juntos;
• Produto: Atividades a dois, chocolates, flores, jóias, roupas, viagens e etc.
• Conteúdo: Como criar brinquedos com material reciclável;
• Conteúdo: Dicas para pais que desejam economizar para financiar a educação dos seus filhos;
• Produto: Brinquedos, livros, cadernos de desenhos, material escolar, roupas e etc.
• Conteúdo: Como escolher o melhor ovo de páscoa para quem você ama;
• Conteúdo: Como criar enfeites de páscoa para presentes;
• Produto: Chocolates, doces, coelho de pelúcia e etc.
• Conteúdo: Atividades divertidas para fazer com a família durante o feriado;
• Conteúdo: Dicas para conseguir comprar presentes de Natal sem estourar o orçamento;
• Produto: Alimentos para a ceia, panetone, roupas, presentes diversos e etc.
• Conteúdo: Curiosidades sobre as superstições da virada do ano;
• Conteúdo: Dicas de planejamento financeiro para realizar suas metas de ano novo;
• Produto: Roupas, jóias, bebidas, alimentos para a festa e etc.
Aliado a tudo isso, indicamos mais dois artigos do nosso blog que te ajudarão a vender mais: Gatilhos mentais e a psicologia no marketing e Criei minha página, e agora? 5 dicas para vender online fidelizar clientes
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